Hospital Restinga e Extremo-Sul

Voltar
Notícias

Os primeiros dias do Hospital Restinga e Extremo-Sul, um projeto construído pela comunidade

Atualmente, 52% dos profissionais de nível técnico e médio do Hospital Restinga e Extremo-Sul é composto por moradores da região. Esta, aliás, é uma das missões do Hospital: integrar a comunidade local com um ambiente de saúde e educação, com oportunidade de novos aprendizados.

Esse é um processo de longo prazo e dividido em fases de implantação. A formação e treinamento de novas turmas na Escola de Gestão em Saúde do Hospital Restinga e Extremo-Sul, por exemplo, é determinante para a ampliação da equipe assistencial.

A primeira fase
Em 1º de julho de 2014, iniciou a primeira fase de operações do Complexo Hospitalar Restinga e Extremo-Sul, com a transferência do Pronto Atendimento Restinga que existia na Rua Álvaro Difini, há 10 anos.

Nesta primeira fase o Hospital opera com Unidade de Pronto Atendimento adulto e pediátrico, leitos de observação, leitos de internação e Unidade de Diagnóstico (para pacientes internados e da emergência). A abertura de novos leitos é gradual, à medida que as equipes são contratadas e treinadas e conforme contratualização com Secretaria Municipal de Saúde. Os pacientes que hoje buscam atendimento no Hospital Restinga e Extremo-Sul necessitavam, antes, de deslocamento até a região central de Porto Alegre, tempo que pode ser vital em casos graves.

Nestes primeiros 60 dias de funcionamento, já foram realizados 13.920 atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento Hospitalar, sendo 65% adultos e 35% pediátricos. Cerca de 2.300 exames de imagem foram realizados, entre raio-x de tomografias. Os atendimentos de maior gravidade e que exigem uma resposta rápida da equipe assistencial, são prioridade e representam em torno de 25% do total de atendimentos.

Toda a estrutura assistencial é apoiada pelos serviços de nutrição, farmácia, área administrativa, equipe de segurança, hospedagem, almoxarifado e manutenção.

Participação em rede
Além das atividades desenvolvidas no Hospital, várias ações foram realizadas com o objetivo de integrar a Instituição às Unidades de Saúde que atuam nas regiões da Restinga e Extremo-Sul. Outros serviços previstos para o Complexo Hospitalar, como o Centro de Diagnósticos e Centro de Especialidades, por exemplo, serão organizados a partir da identificação das necessidades atuais das Equipes que atuam nos Postos.

Abertura em etapas
A abertura gradual, responsável e em etapas é um processo de gestão importante para o hospital, que seguirá ampliando suas atividades em 2015.

Quando atingir seu pleno funcionamento, o Hospital contará com:

• Centro de Especialidades, um espaço destinado ao atendimento ambulatorial de especialidades médicas, multiprofissionais e odontológicas, com 20 consultórios.
• Unidade de Diagnóstico para atender as demandas do hospital e das Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família da região da Restinga e Extremo-Sul.
• Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico e CTI Adulto.
• Escola de Gestão em Saúde – responsável pela formação e qualificação de recursos humanos.

Av. João Antonio da Silveira, 3330


3250.1411